top of page

Sobre

IMG_9661.JPG

O que fazemos / Acreditamos

A Viva a Vida desenvolve atividades educacionais, culturais, de protagonismo juvenil e mobilização comunitária para Empoderar Adolescentes, Jovens e Crianças e contribuir na luta contra o racismo. Atualmente, a Associação Viva a Vida atua em Vila de Abrantes e Quilombo de Cordoaria.

Acreditamos que as pessoas mereçam oportunidades para aumentar sua autoestima, engajar com sua comunidade, desenvolver sua autonomia e fazer escolhas saudáveis para seu presente e seu futuro. 

WhatsApp Image 2023-12-12 at 13.56_edited.jpg

Histórico

A Associação Viva a Vida foi fundada por Gisella Hanley Santos em 2003 para responder a demanda por um centro de tratamento ao abuso de drogas atendendo meninos (12 a 18 anos). Em 2006, a Viva a Vida recebeu reconhecimento nacional quando foi premiada com um Diploma de Mérito pelo Escritório Nacional de Anti-Drogas (SENAD).

Em 2005, a proposta foi reformulada para trabalho com Prevenção ao Abuso de Drogas,
Com quase 10 anos de atuação nas escolas da região, passamos a ser considerado pela Secretaria Estadual de Educação da Bahia como Atividade Curricular Complementar - ACC
Em 2019, chegamos na comunidade Quilombola de Cordoaria, onde realizamos projetos de empregabilidade com mulheres beijuzeiras atualmente inauguramos a primeira Afroteca Física do Estado,  atendendo 90 crianças com literatura negra, indígena e quilombola, com o objetivo do resgate da identidade racial.

WhatsApp Image 2023-12-12 at 09.53.34.jpeg

Gestão Sistêmica

Nossa equipe técnica conta com profissionais de diversas áreas, sob coordenação de Évelin Salles, assistente social, pós graduada em saúde e coordenação pedagógica, atuando na instituição há 15 anos.
Para assuntos da diretoria, a organização conta com um presidente, diretor executivo e conselho fiscal, responsáveis pelas decisões maiores e controle das contas.
 

GFC-logo-blue-600px.jpg

A Viva a Vida é membro do CEO Circle da GFC, organizado em 2020, para que líderes mundiais pudessem compartilhar experiências e desafios relacionados á programação, desenvolvimento organizacional e planejamento. Recentemente, apresentando importante trabalho na Turquia sobre Juventude.

WhatsApp Image 2023-12-12 at 14.36.42.jpeg

Está plataforma conecta grandes projetos do mundo a pessoas e instituições que queiram fazer doações, além de oferecer oportunidades de cursos e aperfeiçoamento. Para encontrar a Viva a Vida por lá, acesse  https://goto.gg/25046

Vila de Abrantes
Quilombo de Cordoaria

Vila de Abrantes é um bairro semi rural na orla do município de Camaçari, com uma população aproximada de 48.000 habitantes.
 
Camaçari tem graves índices de violência contra jovens e adolescentes. A 5ª Edição do Índice de Homicídios na Adolescência (IHA) aponta que Camaçari tem um IHA de 9,82 (3 vezes mais do que a média nacional), ocupando o 5º lugar nacional - quase 1 em cada 100 jovens no município será assassinado antes de completar 18 anos. Motivo pelo qual nos levou a atuar na comunidade.
 
Nossa sede está localizada no Quilombo de Cordoaria, que abriga grande parte histórica e cultural do território, como a Casa de Farinha, onde é produzido farinha, beijus, bolos e seu derivados, a tradicional capoeira, percussão e agricultura.

Principais resultados 2023:

Primeira Afroteca física (biblioteca comunitária) implementada no Estado da Bahia;
 
Primeiro livreto infantil Quilombola lançado na Feira Literária Internacional do Pelourinho - Bahia;
 
Cerca de 900 adolescentes e jovens formados em letramento racial com oficinas de poesia e exposição, em escolas públicas do Estado;
 
Mais de 800 crianças atendidas com contação de história sobre valorização da identidade racial, em escolas públicas do município;
 
90 crianças do Quilombo de Cordoaria com atividades no contra turno escolar, participando de oficinas de literatura negra, quilombola e indígena, reforçando sua identidade racial.

Consultoras

Gisela Hanlley, fundadora VAV. PhD em antropologia, pesquisadora, professora de criminologia na University of Plymouth. 

CRESSIDA.jpeg

Cressida Evans, consultora para assuntos internacionais, mestre em educação.

BALANÇOS

bottom of page