top of page

Sobre

O que fazemos / Acreditamos
A Viva a Vida desenvolve atividades educacionais, culturais, de protagonismo juvenil e mobilização comunitária para Empoderar Adolescentes, Jovens e Crianças e contribuir na luta contra o racismo. Atualmente, a Associação Viva a Vida atua em Vila de Abrantes e Quilombo de Cordoaria.
Acreditamos que as pessoas mereçam oportunidades para aumentar sua autoestima, engajar com sua comunidade, desenvolver sua autonomia e fazer escolhas saudáveis para seu presente e seu futuro.

Histórico
A Associação Viva a Vida foi fundada por Gisella Hanley Santos em 2003 para responder a demanda por um centro de tratamento ao abuso de drogas atendendo meninos (12 a 18 anos). Em 2006, a Viva a Vida recebeu reconhecimento nacional quando foi premiada com um Diploma de Mérito pelo Escritório Nacional de Anti-Drogas (SENAD).
Em 2005, a proposta foi reformulada para trabalho com Prevenção ao Abuso de Drogas,
Com quase 10 anos de atuação nas escolas da região, passamos a ser considerado pela Secretaria Estadual de Educação da Bahia como Atividade Curricular Complementar - ACC
Em 2019, chegamos na comunidade Quilombola de Cordoaria, onde realizamos projetos de empregabilidade com mulheres beijuzeiras atualmente inauguramos a primeira Afroteca Física do Estado, atendendo 90 crianças com literatura negra, indígena e quilombola, com o objetivo do resgate da identidade racial.

Gestão Sistêmica
Nossa equipe técnica conta com profissionais de diversas áreas, sob coordenação de Évelin Salles, assistente social, pós graduada em saúde e coordenação pedagógica, atuando na instituição há 15 anos.
Para assuntos da diretoria, a organização conta com um presidente, diretor executivo e conselho fiscal, responsáveis pelas decisões maiores e controle das contas.


A Viva a Vida é membro do CEO Circle da GFC, organizado em 2020, para que líderes mundiais pudessem compartilhar experiências e desafios relacionados á programação, desenvolvimento organizacional e planejamento. Recentemente, apresentando importante trabalho na Turquia sobre Juventude.


Está plataforma conecta grandes projetos do mundo a pessoas e instituições que queiram fazer doações, além de oferecer oportunidades de cursos e aperfeiçoamento. Para encontrar a Viva a Vida por lá, acesse https://goto.gg/25046
Vila de Abrantes
Quilombo de Cordoaria
Vila de Abrantes é um bairro semi rural na orla do município de Camaçari, com uma população aproximada de 48.000 habitantes.
Camaçari tem graves índices de violência contra jovens e adolescentes. A 5ª Edição do Índice de Homicídios na Adolescência (IHA) aponta que Camaçari tem um IHA de 9,82 (3 vezes mais do que a média nacional), ocupando o 5º lugar nacional - quase 1 em cada 100 jovens no município será assassinado antes de completar 18 anos. Motivo pelo qual nos levou a atuar na comunidade.
Nossa sede está localizada no Quilombo de Cordoaria, que abriga grande parte histórica e cultural do território, como a Casa de Farinha, onde é produzido farinha, beijus, bolos e seu derivados, a tradicional capoeira, percussão e agricultura.
Principais resultados 2023:
Primeira Afroteca física (biblioteca comunitária) implementada no Estado da Bahia;
Primeiro livreto infantil Quilombola lançado na Feira Literária Internacional do Pelourinho - Bahia;
Cerca de 900 adolescentes e jovens formados em letramento racial com oficinas de poesia e exposição, em escolas públicas do Estado;
Mais de 800 crianças atendidas com contação de história sobre valorização da identidade racial, em escolas públicas do município;
90 crianças do Quilombo de Cordoaria com atividades no contra turno escolar, participando de oficinas de literatura negra, quilombola e indígena, reforçando sua identidade racial.
Consultoras

Gisela Hanlley, fundadora VAV. PhD em antropologia, pesquisadora, professora de criminologia na University of Plymouth.

Cressida Evans, consultora para assuntos internacionais, mestre em educação.
BALANÇOS/TRANSPARÊNCIA
bottom of page